Como preparar uma sondagem de alfabetização?
Uma sondagem de alfabetização é muito mais do que classificar o nível de escrita que a criança se encontra. É preciso avaliar a criança como um ser biopsicossocial, dessa forma, compreender todo o contexto que envolve cada um é fundamental para realizar um trabalho que vai além de somente ler e escrever; envolve estimulação de hábitos e desenvolvimento da autoestima. Todo ser é capaz de aprender, basta lhe oferecer os estímulos adequados.
A escola é lugar de acolhimento, de desenvolvimento, e não de fracassos; então inicie o ano de forma correta. Acolha o seu aluno, valorize todo o conhecimento que chegará com ele e aproveite para enriquecer as suas aulas, mostre a ele que é importante. Isso vai contribuir muito com a autoestima dele.
Agora vamos falar de sondagem de escrita, ela é importante sim, mas de nada adianta se você não souber as etapas envolvidas no processo e o que ainda precisa desenvolver para avançar com cada criança, fazendo intervenções de forma assertiva.
Uma boa sondagem de escrita se inicia na escolha das palavras. É preciso uma palavra polissílaba, trissílaba, dissílaba e monossílaba além de uma frase com a palavra dissílaba, isso servirá para verificar se a criança vai escrevê-la da mesma forma ou não. Eu costumo respeitar um determinado campo semântico, mas de acordo com Artur Gomes de Morais não há necessidade.
Quando escolher as palavras procure não usar as que possuem vogais repetidas como em “ARARA”, isso pode deixar a criança confusa caso já esteja pensando de forma silábica com valor sonoro das vogais, pois poderá registrar como “AAA” e entrar em conflito por acreditar que precisa de letras diferentes. Nesse caso é melhor evitar.
Alguns exemplos de palavras para a realização da sondagem de escrita no campo semântico de animais:
Sugestão 1
Joaninha
Ovelha
Leão
Rã
Frase: O leão é feroz.
Sugestão 2
Rinoceronte
Baleia
Gato
Boi
Frase: Achei um gato perdido na rua.
Mas atenção!
Principalmente na primeira sondagem do ano é importante que faça de forma individual em sua mesa.
Estipule uma meta diária de pelo menos 5 crianças por dia. Separe um tempo da sua aula em seu planejamento para oferecer atividades que as crianças consigam realizar sozinhas como pintura, massinha, blocos de montar e outros que perceber que a turma se interesse.
Quando a criança ainda estiver em sua mesa, após escrever cada palavra, peça também para ler, dessa forma você poderá marcar a leitura de cada sílaba com um risquinho ou bolinha, ou apenas fazer uma seta indicando o sentido da leitura, caso o faça de forma direta. Neste caso fica claro que ainda está presa a hipótese pré-silábica.
Com a sondagem realizada é importante saber identificar em qual hipótese de escrita cada aluno está, dessa forma, você saberá qual tipo de intervenção poderá ser realizada para avançarem para o próximo nível.
Quer se aprofundar neste assunto e saber o passo a passo para uma sondagem de sucesso? Clique aqui.
Gostou das ideias?
Compartilhe conosco nos comentários.
Siga-nos nas redes sociais, estamos diariamente postando ideias de atividades e recursos pedagógicos.
Abraços!
Ana Costa
Comments