O folclore brasileiro e as lendas
Atualizado: 26 de set. de 2023
O folclore é uma data impossível de passar em branco nas escolas. Com ela é possível viajar no mundo das lendas, mitos, superstições, trava-línguas e brincadeiras.
Quando falamos em folclore brasileira, a primeira coisa que as crianças falam é Saci-Pererê; por isso, é importante mostrar que ele vai muito além.
Então vamos conhecer um pouquinho da lenda dos principais personagens.
SACI-PERERÊ
É o queridinho das crianças.
Um homem com uma perna só, que fuma cachimbo, usa gorro vermelho e faz muitas travessuras. Ele consegue aparecer e desaparecer muito rápido, o que engana todo mundo, fazendo-o escapar quando faz as traquinagens.
CUCA
Essa é uma lenda que também é muito conhecida no folclore brasileiro. Ela é uma bruxa com cabeça de lagarto, que dorme apenas uma vez a cada sete anos. Ela é conhecida por aterrorizar crianças que se recusam a dormir ou desobedecem aos pais; por isso, é citada em canções de ninar.
CURUPIRA
Ele é outro personagem travesso. O curupira é um menino baixo, ruivo, com os pés voltados para trás que servem para deixar pegadas que confundem os caçadores e os lenhadores e por isso é considerado o protetor das florestas.
MULA SEM CABEÇA
A mula sem cabeça é uma mulher que foi amaldiçoada após se apaixonar e se relacionar com um padre. Com a maldição, ela se transformou em uma mula sem cabeça e com labaredas de fogo que saem pelo pescoço. Segundo a lenda, ela sai sempre às sextas-feiras, correndo pelas ruas próximas às igrejas da cidade.
Para acabar com essa maldição, é necessário conseguir retirar o freio de sua boca enquanto a mulher ainda estiver transformada no animal.
IARA
É uma sereia, dona de uma grande beleza, de uma bela voz e de muitas riquezas. A Iara mora no fundo dos rios e utiliza seus atributos para seduzir os homens que passam perto e leva-los para o fundo d’água.
Seu nome significa “mãe das águas”.
BOTO
Outro personagem nascido no folclore brasileiro, também conhecido pela denominação “boto cor-de-rosa” ou “Uauiará”. Diferente da Iara, o Boto se transforma em um homem muito atraente nas noites de festa junina para seduzir mulheres.
Agora que já conheceu as principais lendas, que tal levá-las para sua sala de aula em forma de atividades lúdicas para contribuir no processo de alfabetização dos seus alunos? Clique aqui para saber mais!
Abraços!
Ana Paula Costa
Comentarios